segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ion Kepa Parot: Tribunal de Apelação de Paris adia deliberação para 25 de Outubro

Julien Brel, advogado de Ion Kepa Parot, não tem grandes ilusões sobre o tema da audiência que ontem teve lugar em Paris, na sala de aplicação de penas do Tribunal de Apelação, e que dizia respeito a um pedido de liberdade condicional do seu cliente, considerando que «não existem muitas esperanças». A deliberação será tomada no dia 25 de Outubro e o advogado disse que «as hipóteses de ele não ser libertado são bastante grandes».

O recurso diz respeito a um terceiro pedido de liberdade condicional, que tinha sido recusado em Julho último, por não se enquadrar numa nova lei, votada à socapa em Agosto de 2011 e que endurecia consideravelmente as condições de acesso à liberdade condicional para os condenados a prisão perpétua. / Fonte: Lejpb [Na foto, concentração contra a pena perpétua em Baiona.]

Ver também: «Parisko Dei Auzitegiak urriaren 25ean plazaratuko du Ion Kepa Paroten auziari buruz deliberoa» (kazeta.info)
Ion Kepa Parot presoari hiru aldiz ukatu diote baldintzapeko askatasuna. Azken ukapenaren aurka bere abokatuak ezarritako helegitea ekainean aztertu zuen Parisko Dei Auzitegiak. Auzitegi horrek hilabete bat beranduago eman zuen jakitera bere erabakia.

Concentrações da última sexta-feira do mês no País Basco Norte
Na última sexta-feira de Setembro, realizou-se uma concentração frente à Gare du Midi, em Biarritz (Lapurdi), onde decorre o Festival de Cinema da América Latina. A concentração, que reuniu cerca de sessenta pessoas, tinha sido convocada pelo Herrira para exigir a libertação dos prisioneiros bascos doentes.
Em defesa dos direitos dos presos, realizaram-se também concentrações em Maule, Donapaleu, Donibane Garazi, Larresoro, Uztaritze, Kanbo, Urruña, Senpere, Sara, Hendaia e Donibane Lohizune, onde se juntaram, ao todo, cerca de 370 pessoas. / Fonte: Lejpb