Numa nota, a Gazte Asanblada de Barakaldo [Assembleia da Juventude de Barakaldo - Bizkaia] informa que, na sequência do encerramento do Kobazulo Gaztetxea, na madrugada de 2 para 3 procederam à ocupação do espaço onde há cinco anos esteve o Gaztetxe Makala, no bairro de San Bizente.
Pese embora as pressões exercidas pelo antigo presidente da Câmara sobre o dono deste local, este não apresentou queixa na Polícia e foi a Câmara que, recorrendo à via administrativa, pôs fim às actividades do Makala. Nestes cinco anos, o espaço permaneceu fechado ao bairro, pelo que os jovens, confrontados com a necessidade de um local «livre e autogerido», decidiram levar para ali o projecto do Kobazulo. Ao entrar, depararam-se com um sítio abandonado e deteriorado.
«O novo gaztetxe permitirá que a juventude de Barakaldo se organize em torno de princípios de equidade, trabalho conjunto e solidariedade, criando uma alternativa de ócio e cultura», afirmam.
O espaço foi aberto este sábado, 6, com o nome de Makala-II. Entretanto, hoje foram divulgadas informações de acordo com as quais a Ertzaintza se dirigira ao local e estava a identificar os jovens. / Mais informação: Herrikolore 1 e 2