terça-feira, 2 de março de 2010

A Hamaika Bil Gaitezen incita as bases do Batasuna, EA e Aralar a unir forças no sábado


Dezenas de membros da iniciativa Hamaika Bil Gaitezen fizeram um apelo à participação na manifestação que partirá às 17h30 dos cinemas Golem, no sábado, «para encher as ruas de Iruñea com gritos a favor da independência».

Trata-se de uma mobilização que pretende reivindicar sobretudo a união de forças entre os independentistas, potenciando «aquilo que nos une». Por este motivo, propuseram unir-se às bases de partidos como o Batasuna, o EA e o Aralar e às de sindicatos como ELA, LAB, ESK ou STEE-EILAS.
Os promotores da Hamaika Bil Gaitezen realçam que se trata de uma iniciativa dos cidadãos e saúdam os movimentações recentes ocorridas no panorama basco, como a apresentação da rede Independentistak, realizada no sábado em Donostia. Encaram essa manifestação como «um primeiro passo para promover o trabalho conjunto na reivindicação dos direitos de Euskal Herria».

Na conferência desta tarde em Iruñea estiveram presentes abertzales conhecidos de Nafarroa como Joxe Manuel Aleman, Juanja Iturralde, Jesús Casajús, Kalen Astiz, Fermin Balentzia, Juanje Soria ou Santos Indakoetxea, entre outros.
Fonte: Gara