domingo, 2 de outubro de 2005

Chuva intensa não desmobiliza independentistas



A chuva intensa que se tem feito sentir em Bilbau não impediu a mobilização de mais de 20 mil pessoas para a manifestação convocada pela esquerda independentista. Milhares e milhares de pessoas atravessaram as ruas gritando pela independência e a favor dos presos políticos.



Arnaldo Otegi, representando o Batasuna, encerrou a manifestação com um comício. Durante a sua intervenção deixou mensagens bem claras, destacou os riscos da actual situação política, apelou a que os Estados espanhol e francês reconheçam Euskal Herria e o seu direito de decisão e instou o PNV a não meter à frente interesses partidários em vez de tentar solucionar o conflito. Reiterou também que não se pode falar de um processo enquanto não haja garantias para o abrir. Para as conseguir, mantêm-se abertas todas as vias de comunicação.

"Que renunciem, se querem, a criar um Estado basco mas que assumam que com isso não fazem mais que uma aposta por outro Estado, que é o Estado espanhol reformado".

"Nós seguiremos lutando por um Estado independente basco na Europa. Essa é a nossa aposta e nisso não vamos falhar".

"Estamos neste momento histórico porque derrotámos todas as estratégias repressivas em que as Forças Armadas espanholas e a colaboração entusiástica das francesas contaram até com o satélite de Bush".

"A Alternativa KAS levou-nos a Argel; à Alternativa Democrárica, a Lizarra-Garazi; e Anoeta levar-nos-á a superar o conflito e a construir um cenário democrático".

Gara.net