domingo, 8 de janeiro de 2006

Mais de 40 mil pessoas apoiam presos políticos bascos



Costumam dizer os papagaios da informação espanholista que a luta do povo basco é algo focalizado numa parte ínfima da população. As forças armadas repetem até à exaustão que a ETA será vencida pela força. Os governos espanhol e francês mantêm a sua firme vontade de violar as leis internacionais que os obrigam a levar os presos políticos bascos para as prisões das suas terras.

Aqui, como nos Estados espanhol e francês, recebemos apenas a visão que transmitem os órgãos de comunicação social manietados pelos governos. Por isso, talvez não se venha a saber senão pelos órgãos de imprensa alternativos e independentes o que se passou hoje.

Após semanas de intensa actividade da ETA, após semanas de intenso debate no País Basco sobre os presos políticos, o Fórum de Ibaeta convocou uma manifestação para hoje, sábado. A motivação era clara, o apoio aos presos políticos bascos, homens e mulheres que sofrem nas prisões por lutarem pela independência e socialismo para a sua pátria. Elaborou-se um manifesto de exigências, reivindicações com vista à defesa dos direitos dos presos e apelou-se ao massivo apoio nas ruas de Bilbau.

Que aconteceu? A luta focalizada, pirrica, inexistente, bramada por grande parte dos jornalistas espanhóis, caiu por terra perante o colapso das ruas de Bilbau. Mais de 40 mil pessoas numa torrente humana quiseram mostrar o seu apoio aos presos independentistas bascos. As fotos realmente não enganam. Nem a vontade da meia dezena de autocarros cheios de gente impedida de avançar pela Guardia Civil e que decidiu simplesmente cortar a estrada em protesto.



Este povo merece ser livre!

mais em Gara.net
mais fotos em PAT