sexta-feira, 7 de julho de 2006

FARC-EP saúdam o diálogo



«Respeitando as realidades e os processos políticos de cada país», as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP) saúdam a «corajosa decisão do Governo do Estado espanhol, encabeçado pelo presidente Rodríguez Zapatero, e da organização armada basca Euskadi Ta Askatasuna [ETA] de iniciar diálogos que conduzam a uma solução política e negociada do conflito».

A Comissão Internacional das FARC, num comunicado fechado no passado 29 de Junho, destaca que «a experiência ensina que a participação democrática e abrangente de todas as correntes políticas de uma nação é garantia de consenso e perdurabilidade dos acordos», e que «uma paz duradoura e justa só é possivel se se identificam e superam as causas e natureza dos confrontos».

«É a hora dos povos», afirmam as FARC, e defendem que são os povos os que «devem decidir o seu próprio destino e construir a sua própria sociedade». Consideram que «assim está a ocorrer no mundo» e que «assim o entendem as mentes dos povos e dirigentes».

«Nesta crucial e importante etapa que se inicia no País Basco, desejamos sorte e êxitos ao Governo do Estado espanhol e ao povo basco», conclui a nota.

em Gara.net