segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Iñaki de Juana Chaos entrevistado pelo "The Times" diz que a resolução do conflito é mais necessária que nunca.



Estado físico cada vez mais deteriorado de Iñaki de Juana

O diário britânico "The Times" entrevistou Iñaki de Juana Chaos no hospital madrileno 12 de Outubro, onde cumpre hoje 91 dias desde que iniciou a sua segunda greve de fome. O jornal abre a sua edição digital com essa entrevista, ilustrada pela imagem do preso donostiarra na qual se vê uma deterioração física grave, consequência da sua situação.

De Juana afirma que não abandonaria a greve de fome em troca de uma redução da pena e que "a única alternativa aceitável é a liberdade completa e o fim dos ataques brutais à liberdade de expressão que implica este processo ilegal".

O preso basco refere-se também ao processo político e sustém que, depois do atentado de Barajas, a "resolução do conflito é mais necessária que nunca".

Naturalmente, o Instituto Penitenciário espanhol vai investigar as circunstâncias em que se deram a entrevista. Não esperavam os carcereiros que houvesse liberdade para que o preso político basco fosse protagonista de uma entrevista de algum órgão de informação. Afinal, é importante que não se saiba a verdade do seu estado.


Iñaki ergue o punho

Fotos: The Times
Texto: Gara

Devemos denunciar a situação de Iñaki de Juana Chaos. Dos órgãos de comunicação social portugueses, nem uma palavra! O preso político basco corre perigo de vida! Há que exigir a sua libertação imediata. Ele está preso porque escreveu dois artigos para um jornal.

Assina o abaixo-assinado em solidariedade com o povo basco em http://www.petitiononline.com/aseh2007
Assina o abaixo-assinado em solidariedade com a organização juvenil SEGI em http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html