sábado, 23 de junho de 2007

ASEH no País Basco

Há vários dias que cidadãos bascos, arguidos no processo 18/98, se encontravam encerrados na Casa de Juntas de Guernica. Ontem, uma acção de protesto que juntou centenas de pessoas mostrou o seu repúdio contra a acusação de que tudo o que é independentista faz parte da ETA e que, como tal, deve ser criminalizado. Durante o protesto, os cidadãos bascos terminaram o encerramento simbólico.


A Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) esteve presente na manifestação, levou a solidariedade da organização portuguesa e teve a oportunidade de contactar com os processados. Uma delegação da ASEH está presente no País Basco para participar nas Jornadas Internacionalistas organizadas pela Askapena.

Hoje, pela tarde, em Bilbau, a nossa delegação estará presente na manifestação promovida pela Acção Nacionalista Basca. Espera-se que milhares de pessoas percorram as ruas e avenidas de Bilbau por um processo democrático que devolva o poder de decisão ao povo basco e o fim das acções repressivas dos Estados espanhol e francês.

Numa cerimónia que se realiza este fim-de-semana, as delegações solidárias com o povo basco de vários pontos do mundo entregarão milhares de assinaturas de cidadãos dos seus países que quiseram mostrar a sua solidariedade com um processo de paz que conduza à autodeterminação do povo basco. A delegação da ASEH levará a voz de centenas de portugueses que exigem o reconhecimento dos direitos cívicos e políticos dos bascos.