sábado, 6 de outubro de 2007

Batasuna: Milhares de pessoas voltam às ruas

Várias pessoas ficaram feridas na sequência de uma carga policial sobre um grupo de manifestantes que hoje se concentrou em Pamplona, ao final da tarde, em protesto contra as detenções de 23 membros do Batasuna.

A delegação do Governo em Navarra confirmou os feridos, referindo que efectivos da Polícia Nacional, equipados com material anti-motim, carregaram sobre os manifestantes para dispersar o protesto.

A manifestação acabou por dispersar depois da carga inicial mas os manifestantes voltaram a concentrar-se frente à Casa Consistorial contra a qual lançaram alguns objectos, o que levou a polícia a realizar uma segunda carga.

Vários contentores de lixo foram incendiados e alguns vidros de lojas atingidos por pedras na zona antiga da cidade.

Estes foram os incidentes mais graves conhecidos até ao momento num dia marcado por protestos que reuniram milhares de pessoas em várias localidades do País Basco, em apoio aos 23 membros do Batasuna, detidos na noite de quinta-feira.

Em Bilbau, cerca de 3.000 pessoas participaram num protesto aberto por um cartaz onde se lia, em basco "Abrir as portas à independência, Viva Euskal Herria (País Basco) livre".

Durante o protesto foi lida uma declaração proferida horas antes por Pernando Barrena, o único porta-voz do Batasuna ainda em liberdade, que considerou as detenções "uma declaração de guerra do governo espanhol ao movimento independentistas basco".

Os protestos repetiram-se em cidades como San Sebastian - neste caso sob forte controlo policial, incluindo um helicóptero - e em Vitoria, onde se ouviram vivas ao Batasuna e à "independência".

ASP.

Lusa/Fim