sexta-feira, 11 de agosto de 2017

«Mais dois dirigentes sociais assassinados na Colômbia»

Antioquia é o segundo departamento onde mais assassinatos de dirigentes sociais foram registados nas zonas sob o controlo de estruturas paramilitares (dez). No mesmo período foram contabilizadas 111 agressões, nas quais se incluem ameaças, ataques físicos e assédios colectivos, indica o relatório. O principal agressor é o Esquadrão Móvel Antidistúrbios (ESMAD), seguido pelas chamadas Autodefensas Gaitanistas de Colombia, responsáveis por 29 e 25 casos de agressão, respectivamente.

Num documento que aborda questões como as estreitas ligações entre organizações estatais e o crime organizado ou a elevada impunidade para os crimes de assassinato de líderes sociais ocorridos no departamento, destaca-se ainda a conivência entre o paramilitarismo e as forças da ordem em diversos municípios de Antioquia – uma situação que tem vindo a ser denunciada pelas populações, sem que sejam tomadas medidas, acusa o relatório. (Abril)

«Mapa de la derrota de la derecha venezolana» (lahaine.org)
[De Marco Teruggi] A esta hora la derecha debía estar, según sus cálculos, en una posición de fuerza totalmente diferente. O sentada en el Palacio de Miraflores, o en el despliegue de un gobierno paralelo combinado con movilizaciones de masas y acciones violentas, incluidas militares. Se había planteado la apuesta a todo o nada / ahora o nunca, y hoy se encuentra en una disputa interna para ver cómo seguir, y no terminar peor que al iniciar la escalada de los cien días.

Pasó lo que les suele pasar: se equivocaron en sus análisis. Sobrestimaron la fuerza propia, subestimaron al chavismo, leyeron de manera errada el estado de ánimo de las masas, calcularon mal las coordenadas del campo de batalla.