quarta-feira, 15 de maio de 2019

Cinco dias de greve na metalomecânica da Bizkaia, em defesa de um «acordo digno»

As greves terão lugar nos dias 23 de Maio e 6, 7, 20 e 21 de Junho, convocadas pelos sindicatos LAB, ELA, CCOO e UGT, concretizando-se assim o apelo unitário à luta realizado pelo LAB.

Numa nota, o sindicato LAB revela que, após 15 meses de reuniões no sector metalomecânico da Bizkaia, não se registam «quaisquer avanços», sendo que o patronato se apresenta numa posição «cómoda e prepotente», e está disposto «a prosseguir com a estratégia de destruição de emprego e de precarização das condições de trabalho no sector».

«A luta pela renovação do acordo sectorial» não se limita ao âmbito laboral, pois, sublinha o LAB, trata-se de «uma questão política e social», que exige o envolvimento das instituições.

Para o LAB, só com um «acordo sectorial digno» será possível garantir a «distribuição da riqueza». Neste sentido, passados 15 meses de negociações e lutas várias no sector, o LAB enetende que é tempo de aprofundar a luta, convocando greves como forma de defender os interesses dos trabalhadores e alcançar as suas reivindicações. / Ver: lab.eus