segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Mikel Zabalza não foi esquecido

Detido pela Guarda Civil em Donostia a 26 de Novembro de 1985, o natural de Orbaitzeta (Aezkoa ibarra, Nafarroa) apareceu morto a 15 de Dezembro no rio Bidasoa, junto a Endarlatsa (Nafarroa). Ontem, a Fábrica de Armas de Orbaitzeta foi palco de uma homenagem a Mikel, na qual se voltou a exigir o esclarecimento do seu assassinato, bem como «verdade, justiça e reparação».

Na homenagem estiveram presentes a irmão de Mikel Zabalza, Arantza, representantes da plataforma Mikel Zabalza Gogoan e dos Altsasuko Gurasoak (pais dos jovens de Altsasu condenados no contexto de uma montagem policial).

Entre os presentes a nível institucional contaram-se, entre outros, o senador Koldo Martinez, a deputada ao Congresso espanhol Bel Pozueta (EH Bildu) e a deputada abertzale ao Parlamento navarro Bakartxo Ruiz.

Para os familiares e a maioria da sociedade basca, Mikel Zabalza faleceu quando estava a ser torturado pela Guarda Civil no quartel de Intxaurrondo. A exigência de verdade e o fim da impunidade marcaram estes 34 anos.

Em 1985, depois do «aparecimento» do cadáver de Mikel Zabalza, o povo basco veio para as ruas manifestar a sua revolta. No vídeo, imagens da manifestação em Iruñea, que juntou milhares de pessoas.Ver: aseh