sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

População basca deseja a paz



O Gabinete de Prospecção Sociológica da Presidência do Governo basco fez uma sondagem para recolher opiniões dos cidadãos sobre o processo de paz no País Basco.

Esta sondagem demonstra que os cidadãos bascos estão realmente esperançados num processo que traga a paz ao seu povo. 52% considera que a ETA declarará uma trégua nos próximos meses enquanto 25% não acredita em tal e 23% não responde. 79% tem a esperança de que a paz se consolide em poucos anos um número acima dos 61% do mês de Outubro.

Em relação à redução da actividade armada da ETA, 23% considera que se deve a um gesto da organização para propiciar soluções, 17% atribui tal facto à debilidade da organização e 23% aponta as duas razões anteriores. Tal demonstra que 46% dos cidadãos bascos compreende um trabalho para a paz por parte da ETA. 22% dos cidadãos considera que ninguém (instituições ou partidos) estáa fazer esforços para conquistar a paz.

13% assinala que o Governo basco e o seu presidente, Ibarretxe, trabalham pela paz e 9% considera que é o Governo espanhol que o faz. 11% crê que é a população que o está a fazer e 4% dão a principal responsabilidade do trabalho pela paz à esquerda independentista. De destacar o facto da luta da população pela paz ser grandemente feito também pela esquerda independentista. Por outro lado, 1% da população considera que é a ETA que trabalha pela paz e a mesma percentagem considera que é o PP que o faz. No entanto, não se pode desligar a população da esquerda independentista, nem excluir a ETA como organização dessa área política.