sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

"A ETA não queria matar ninguém"

A morte de dois equatorianos no atentado levado a cabo pela ETA no aeroporto de Madrid têm sido fruto de grandes investigações por parte dos meios de comunicação social do Equador. Segundo o jornal Ecuador Universal, a ETA "fez exactamente 7 chamadas de telefone entre as 7:54 e as 8:27 do dia 30 de Dezembro". O jornal do país sul-americano indica ainda que segundo peritos "a ETA queria evitar vitimas a todo o custo". O governo espanhol "já confirmou", segundo o jornal, que a ETA "realizou as 7 chamadas, embora nem todas elas tenham sido atendidas".

em Ecuador Universal

A história trágica de Diego Estacio está bem presente na memória dos equatorianos. O pai, revoltado, não descarta a possibilidade de processar o Estado espanhol. "Se tivessem verificado todo o parque de estacionamento teriam salvo o meu filho", diz Winston Estacio. A namorada do filho avisou a policia com mais de 20 minutos de antecedência de que Diego estava no parque. "Eles tiveram tempo e não o fizeram".

O pai de Diego está convencido de que a ETA não assassinou o seu filho. "Se eles (ETA) anteciparam com mais de 2 horas e meia era para que não houvesse mortes", manifestou. Referiu que é preferível o diálogo e que se há acordos não haverá mais mortos a lamentar.

em Ecuador Universal


Ver vídeo das declarações do pai de Diego Estacio