sábado, 20 de janeiro de 2007

Solidário francês preso e torturado

Assina em solidariedade com o povo basco, pelo diálogo e pela negociação: http://www.petitiononline.com/aseh2007

Há umas semanas, a Askatasuna preparou um grande comício no Estádio de Anoeta em Donostia. Milhares de pessoas acorreram para demonstrar a sua solidariedade e o seu apoio aos presos políticos bascos. Nessa altura, noticiamos a proibição decretada pelo Estado espanhol. Impedidos de realizar o comício, milhares de pessoas percorreram as ruas de Donostia. Depois de uma violenta carga policial, a população reagiu e houve confrontos com a polícia. Também noticiamos a prisão de Sebas Bedouret.

Sebas Bedouret é jornalista da rádio Txalaparta em París. Trabalha em solidariedade com o povo basco e foi nessa condição
que se dirigiu ao comício de Donostia. Foi interceptado por uma barreira policial espanhola. Nunca chegou ao destino. Foi preso, levado para Madrid e torturado.

Sebas Bedouret não é basco, nem está envolvido na esquerda independentista. É um cidadão francês que, como nós portugueses, luta solidariamente pelo povo basco. Por isso, o seu testemunho é ainda mais gritante. Não porque haja tortura com maior ou menor sentido. Nenhum acto de tortura faz sentido. Mas é gritante e demonstrativo de que qualquer pessoa pode ser presa e torturada pelo facto de se solidarizar com a causa independentista basca. É mais um exemplo da política fascista do Estado espanhol em relação ao País Basco.

Nós estamos solidários com Sebas Bedouret. O Estado espanhol pretende amedrontar os comités de solidariedade com Euskal Herria. Não contente com reprimir os cidadãos bascos, pretende agora alarga-la à solidariedade internacionalista. Não terá senão o contrário do que pretende. O reforço da solidariedade para com a justa luta do povo basco pela independência e pelo socialismo.

Relato da prisão e tortura de Sebas Bedouret

Liberdade para Sebas Bedouret!
Viva o País Basco livre e socialista!

Assina em solidariedade com o povo basco, pelo diálogo e pela negociação: http://www.petitiononline.com/aseh2007