segunda-feira, 30 de junho de 2014

EH Bildu, ELA e LAB protestam frente à BBK contra o «roubo» da caixa

Duas centenas de pessoas concentraram-se hoje na Gran Via bilbaína, convocadas pelo EH Bildu e pelos sindicatos ELA e LAB, frente à sede da BBK, onde decorreu a assembleia-geral que aprovou a transformação da caixa biscainha numa fundação bancária.

À medida que os participantes na assembleia-geral iam entrando, ouviam-se palavras e expressões como «ladrões», «a Kutxabank despeja e assassina» ou «Não à privatização». A sede da BBK esteve bem protegida por um contingente da Ertzaintza, e registaram-se alguns momentos mais tensos quando um grupo de pessoas que protestavam contra a privatização tentou aceder ao edifício; pelo menos duas pessoas foram identificadas.

Arantza Urkaregi, representante na assembleia pelo EH Bildu, disse antes de entrar que hoje o PNV, o PSE, o PP e as CCOO «vão liquidar a BBK, tal como farão à Vital em Gasteiz». «A fundação vai ser gerida por quinze pessoas escolhidas por eles, fora de qualquer controlo público e social, por isso dizemos que estamos de acordo quando aqui se grita que isto é um roubo. Roubam-nos as poupanças que metemos na BBK durante anos», criticou.

Mikel Noval, do sindicato ELA, disse que o desaparecimento das assembleias é uma decisão «muito grave, um passo decisivo para dar entrada ao capital privado». «Não queremos que entre um euro de capital privado no Kutxabank, nem hoje, nem nunca», sentenciou.

Bea Martxueta, do LAB, insistiu na tese de que a conversão das caixas em fundações «é um saque» e que «as coisas se podem fazer de outra maneira». «Vamos continuar a lutar por um sistema público financeiro basco», garantiu a representante do LAB.

Incidentes à porta da assembleia-geral da BBK [Uriola] Ver: naiz.info

Ver também: «PNV, PP, PSE e CCOO procederão esta segunda-feira à liquidação das caixas bascas», de EH Bildu (ehbildu.net)

«As assembleias da BBK e da Vital dão luz verde à sua conversão em fundações bancárias» (naiz.info)

«Fundazio bihurtzea onartu du BBKren batzar orokorrak, botoen %86rekin» (Berria)