domingo, 16 de abril de 2017

Milhares reivindicam a República basca em Gernika

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje, Aberri Eguna [Dia da Pátria], em Gernika (Bizkaia) para reivindicar a «república basca». O acto foi organizado pela rede Independentistak, com o apoio da associação Gernika Batzordea, tendo em conta que as celebrações eram em Gernika e que este ano se assinala o 80.º aniversário do bombardeamento da vila biscainha.

À frente da manifestação que percorreu a localidade seguia uma faixa com o lema deste Aberri Eguna: «Askatasuna eta bakea. Euskal Herriak erabaki!» [Libertade e paz. Euskal Herria decide].

No final da marcha, em que se viram muitas ikurriñas e esteladas catalãs, e se ouviram muitos gritos a favor da «independentzia», teve lugar o acto político, sob o lema «Gernikatik independentziara» [De Gernika à independência]. Nele, o porta-voz da Independentistak, Txutxi Ariznabarreta, disse que se «inicia um novo ciclo, o do processo soberanista», com vista a lograr «a primeira república independente basca».

As celebrações do Aberri Eguna em Gernika contaram com o apoio do sindicato LAB e dos partidos da coligação abertzale EH Bildu. No Twitter, representantes da coligação deram sinal da sua presença na localidade biscainha, afirmando que estão a «construir uma república basca «livre e digna», «independente, democrática, diversa e acolhedora».

De «socialismo»... ná de ná. Os comunistas e outros que assumem o socialismo como única via para a libertação do povo e dos trabalhadores bascos, num futuro país independente, promoveram outro ajuntamento, em Durango, também na Bizkaia. Ainda assim, eram visíveis algumas faixas suas espalhadas por Gernika. / Ver: eitb.eus e independentistak.eus