sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O preso Aletxu Zobaran saiu em liberdade condicional

Um juiz decretou liberdade condicional para o preso político basco Aletxu Zobaran (Urduña, Bizkaia), que saiu ontem à tarde da cadeia de Soto del Real.

De acordo com a informação divulgada pelo portal aiaraldea.eus, o preso basco tem de comparecer perante as autoridades quinzenalmente e, nos próximos meses, serão analisadas as acusações contra ele formuladas.

Detido no Estado francês, Zobaran passou seis anos em várias cadeias, antes de ser expulso para o Estado espanhol, há alguns dias. Na cadeia, Aletxu Zobaran participou em vários protestos, em especial para denunciar a dispersão.

Antes de ser levado para o presídio de Saint Martin de Ré - a 550 quilómetros de casa -, em Outubro de 2016, Zobaran esteve na cadeia de Valence, a 900 quilómetros de casa, o que punha em causa as visitas dos familiares. Para reivindicar a transferência de cadeia, esteve em greve de fome.

Antes, esteve em Lyon-Corbas, onde lutou, com os seus camaradas, pela melhoria das condições do. Em Lyon estava a 980 quilómetros de Euskal Herria.

Joxean Etxeberria, libertado
Também ontem, dia 4, foi libertado Joxean Etxeberria, o último preso político basco a cumprir pena no âmbito do vergonhoso processo 18/98. Etxeberria, de Oiartzun (Gipuzkoa), passou mais de 11 anos na cadeia, tendo sido condenado na parte relativa ao Egin.