sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O preso tolosarra Manu Azkarate foi libertado

O preso político basco Manu Azkarate (Tolosa, Gipuzkoa), que sofre de uma doença grave, saiu ontem da cadeia de Alcalá Meco (Madrid), depois de o Supremo espanhol ter deliberado a favor da sua defesa, que solicitava a aplicação do Código Penal de 1995.

Azkarate foi preso pela última vez em 2016, em Marselha (França), e entregue às autoridades espanholas. Encarcerado em prisões da região de Madrid, teve de ser transferido para instalações hospitalares pelo menos duas vezes, devido à grave doença de que padece.

A defesa do tolosarra solicitou que lhe fosse aplicado o Código Penal de 1995, mas a AN espanhola indeferiu esse pedido. O Supremo espanhol, que demorou mais de um ano a deliberar, tomou agora uma decisão favorável à defesa e que implica a libertação do tolosarra.

Ugaitz Errazkin também libertado
O preso político basco Ugaitz Errazkin (Hernani, Gipuzkoa) foi igualmente libertado ontem, depois de a AN espanhola o ter absolvido no julgamento em que estava envolvido. O natural de Hernani, que tinha cumprido pena no Estado francês, encontrava-se na prisão de Algeciras, tendo sido transferido para a de Valdemoro para o julgamento. / Ver: agências