quarta-feira, 10 de julho de 2019

Há novo gaztetxe em Eskuernaga, na Errioxa alavesa

A região de Arabako Errioxa tem em curso o projecto para um novo gaztetxe, depois de um grupo de jovens ter ocupado um edifício do La Caixa. Para a próxima semana estão agendadas jornadas de trabalho para melhorar o espaço. Trata-se do quinto espaço a ser recuperado como um gaztetxe nas últimas semanas em Euskal Herria.

O edifício, que chegou a ser uma adega, pertence agora ao La Caixa e está há cinco anos vazio e sem ser utilizado. Para o recuperar, os jovens agendaram jornadas de auzolan [trabalho comunal] para os dias 17 e 18 deste mês. No dia 19 é a abertura – e já programa de festas, das 10h30 (assembleia) até às 21h30 (início dos concertos, com as bandas Igitaia, Piztupunk, Azken Hatsa, Perlata, Türbot e RDT).  

Espaços ocupados e novos gaztetxes a pipocarem
Este ano, novos projectos de gaztetxes – espaços juvenis com características muito próprias – surgiram em vários pontos de Euskal Herria. Nas últimas semanas, foram recuperados espaços em Larraun (Nafarroa), Atarrabia (Nafarroa), Ormaiztegi (Gipuzkoa) e Zeberio (Bizkaia).

No entanto, nos casos de Ormaiztegi e Atarrabia, neste momento os gaztetxes não têm um espaço fixo. Em Ormaiztegi, a Ertzaintza despejou o espaço, mesmo sem autorização judicial. No que respeita a Atarrabia, os membros do gaztetxe decidiram abandonar o edifício ocupado, face a uma ameaça de despejo imediato. / Ver: gedar.eus e halabedi.eus