terça-feira, 9 de julho de 2019

Trabalhadores da Domino's Pizza na Bizkaia continuam em luta

No início de Junho, os trabalhadores da Domino's Pizza na Bizkaia realizaram várias greves, em defesa de «condições trabalho dignas». A empresa despediu pelo menos dois trabalhadores que participaram nas greves, situação que teve como resposta mais luta dos trabalhadores – que entrou por Julho adentro.

Entre as «condições dignas», os trabalhadores exigiam aumentos salariais e o fim da precariedade. Aos quatro dias de greve, convocados pelo sindicato ELA, no início de Junho, seguiram-se mais seis ao longo do mês – também em protesto contra despedimentos como forma de intimidação.

Entretanto, os trabalhadores da Domino's Pizza na Bizkaia continuam em luta: pela reintegração dos trabalhadores despedidos, pela melhoria das condições laborais e em defesa de um acordo melhor a nível estatal.

De acordo com o sindicato ELA, neste sector os salários são baixos – raramente, os trabalhadores auferem o salário mínimo – e a maior parte dos contratos são temporários. Por isso, os trabalhadores vão continuar em luta. / Ver: gedar.eus