domingo, 6 de outubro de 2019

No Dia de Espanha e da Guarda Civil, manifestação em Iruñea contra as forças de ocupação

O Dia Nacional de Espanha – 12 de Outubro – é agora oficialmente designado como Festa Nacional de Espanha, ainda que continue a ser conhecido como Dia da Hispanidade ou Dia da Raça. Trata-se de um dia de afirmação do «espanholismo nacionalista», a que países latino-americanos – como a Venezuela ou a Nicarágua – responderam com a instituição do Dia da Resistência Indígena. No Estado espanhol, também há «resistência».

12 de Outubro é também o dia da padroeira da Guarda Civil, pelo que é hábito haver mobilizações em vários pontos do Estado espanhol para afirmar que, em tal data, «não há nada para celebrar», e exigir às forças ocupantes e repressivas do Regime de 78 que se vão embora da Galiza, da Catalunha e do País Basco (e não só).

No caso de Euskal Herria, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão agendou para esse dia uma mobilização para Iruñea (Pamplona), às 13h00, a partir da Errekoletako plaza, que tem como lema «Alde hemendik! Indar okupatzaileak kanpora!» (Vão-se embora! Forças de ocupação rua!).