sábado, 16 de maio de 2020

Continuam as mobilizações solidárias com o preso iruindarra Patxi Ruiz

O preso de Lesaka (Nafarroa) Mikel San Sebastián entrou em greve de fome por tempo indeterminado em solidariedade com Patxi Ruiz, que se encontra em greve de fome e sede desde o passado dia 11, depois de ter denunciado ter sido ameaçado por funcionários prisionais na cadeia de Murcia II.

De acordo com a denúncia de Patxi, as ameaças seguiram-se aos protestos que os presos de uma secção da prisão levavam a cabo desde dia 5 contra as medidas de excepção que lhes estão a ser impostas no contexto da pandemia: isolamento, impossibilidade de visitas, carência de meios de protecção individual contra a Covid-19 e todas as actividades anuladas.

Ontem, realizaram-se mobilizações de protesto em vários pontos do território basco. Em Donostia, será realizada uma mobilização diariamente, às 20h15. Para este sábado estavam agendadas acções em Bilbo, Lekeitio, Ondarroa e Abadiño (Bizkaia), Donostia, Irun e Ordizia (Gipuzkoa), Amurrio (Araba), Altsasu (Nafarroa) e Baiona (Lapurdi).

Para amanhã foram marcadas mobilizações em Zornotza, Astrabudua (Bizkaia), Lekunberri, Txantrea-Iruñea (Nafarroa), Zarautz e Zaldibia (Gipuzkoa). / Informação actualizada sobre a situação de Patxi Ruiz e as mobilizações solidárias com ele, dentro e fora das prisões: amnistiAskatasuna 1, 2 e 3