sábado, 5 de setembro de 2020

15 pessoas detidas em Santurtzi em protestos contra presença de fascistas espanhóis

Na quinta-feira passada, a Ertzaintza cumpriu o papel do costume: protegeu os fascistas espanhóis do boks e carregou sobre as centenas de pessoas que protestavam contra a sua presença na localidade biscainha de Santurtzi. Quinze pessoas foram detidas, tendo sido libertadas ontem, sob caução.

Sob o lema «Ez dira pasako» [Não passarão], centenas de pessoas juntaram-se no parque onde os do poqs queriam realizar um acto político no dia 3 à tarde. «Alde hemendik» [Vão-se embora] e «Euskal Herria antifaxista» [Euskal Herria antifascista] foram algumas das palavras de ordem gritadas. Ao longo da tarde, alguns manifestantes viraram contentores e atravessaram-nos nas ruas.

A Ertzaintza também apareceu, protegendo os membros do partido fascista espanhol, cercando a praça e carregando de forma violenta sobre os antifascistas. Os ertzainas prenderam 15 pessoas, acusadas de «provocar desordem pública». O jornal Berria noticiou entretanto que que foram postos em liberdade ontem de manhã, sob caução. / Ver: gedar.eus