sábado, 24 de setembro de 2005

Homenagem a militantes da ETA caídos na luta



Há 15 anos, Bautista Barandalla corria pela Rua del Carmen na Parte Velha fugindo à Polícia espanhola. Ele foi preso mas a seu lado Mikel Castillo teve pior sorte: um disparo policial acabou com sua vida. Ontem, o preso etxarriarra (de Etxarri) que continua preso, apesar da sua doença, não quis faltar ao breve mas emotivo acto de memória: "São muitos os que dizem que estamos num momento político histórico; poderia ser assim mas agora é hora de se passar das palavras aos actos. O processo de paz deve impulsionar-se com actos e não com palavras bonitas. E nós, cidadãos, devemos ter uma participação activa. Avante pois, porque o nosso povo necessita e porque Mikel merece-o", afirmou numa carta.

Mikel Castillo perdeu a vida como militante da ETA e a homenagem foi acompanhada por centenas de pessoas.

Em Barañain foram homenageados os militantes da ETA, José Miguel Bustinza e Gaizka Gaztelumendi, também caídos sob as balas policiais.

Gara.net

Já em Bilbau a polícia não conseguiu impedir a homenagem a Galagarra e a Gurrutxaga. Cerca de 150 pessoas reuniram-se na Praça Aita Donostia para recordar os jovens militantes da ETA que perderam a vida nas imediações, há 3 anos, quando deflagrou o artefacto explosivo que transportavam no seu veículo.

As fotografias dos combatentes independentistas foram colocadas no solo e ao mesmo tempo as pessoas começaram a depositar cravos vermelhos em cima das imagens. Acto seguido de um jovem bailando o aurresku (dança tradicional) perante os retratos e os reunidos entoaram o "Eusko Gudariak" (hino basco: "Combatente Basco").

Gara.net