domingo, 11 de setembro de 2005

Ongi Etorri! Bem-vindos!



Por limitações constantes do sítio http://www.livejournal.com/users/euskalherria decidimos desenvolver um novo jornal solidário com o povo basco neste novo sítio. O antigo manter-se-á como arquivo, este tomará o seu lugar dando todas as novidades, conforme possivel, sobre a luta do povo basco contra os Estados espanhol e francês. Continuará também com artigos políticos e não apenas informativos. Apelamos a que todos sejam porta-vozes na divulgação deste novo sítio como ferramenta para furar os órgãos de comunicação social tendenciosos que abafam e deturpam a verdade do que naquele país se passa.


Mais um cocktail blogotov de luta solidária com o povo basco.

O povo mais antigo da Europa, com uma das línguas mais antigas do mundo. Um povo que vive ocupado há cerca de três séculos pelo Estado espanhol e pelo Estado francês mas que nunca se rendeu nem deixou de resistir. O retrato actual é um retrato manchado de sangue: o fim do franquismo não acabou com a repressão fascista, nem deu ao povo basco o direito de escolher a independência ou a dependência e, acima de tudo, não lhe deu razões para parar a luta. Nas prisões espanholas e francesas estão confinados aproximadamente mil presos políticos bascos, todos eles a milhares de Km de casa. Fora os cidadãos presos todas as semanas que, após dias de incomunicação, vexações, humilhações e bárbaras torturas fisicas e psicológicas, são soltos por nada se comprovar contra eles. O Estado espanhol ilegalizou um partido político que costuma ter entre os 10% e os 30%, o Batasuna, partido da esquerda independentista basca; ilegalizou jornais e rádios pela expressão de determinados ideais políticos; ilegalizou organizações juvenis, sociais e humanitárias; ilegaliza diariamente um povo por querer romper as amarras da opressão, por exigir paz e liberdade.

Ficará aqui mais um blog informativo da luta que se trava em Euskal Herria porque a voz dos oprimidos não tem eco nos meios de comunicação dos que oprimem. Cabe a todos nós denunciar a verdade, cabe a todos nós encetar a luta solidária e internacionalista.

Viva Euskal Herria independente e socialista!