quinta-feira, 9 de março de 2006

Dia Nacional de Luta



Mais uma jornada de luta. O povo basco demonstra que não deixa passar uma agressão sem resposta e levanta bem alto a bandeira dos companheiros mortos na semana passada. Em várias frentes e sob várias formas de luta, a esquerda independentista mostrou que não se rende. A luta prosseguirá até que a história seja dirigida pelo povo e não pelos Estados espanhol e francês. As mortes de Igor Angulo e de Roberto Saiz não serão esquecidas.



Pela madrugada dentro, centenas de independentistas deram inicio ao dia de mobilização nacional em protesto contra as mortes dos dois companheiros. Ruas, estradas e caminhos-de-ferro ficaram iluminados pelo fogo intenso de barricadas. Alguns foram detidos quando empreendiam actos de sabotagem.

O dia amanheceu com a explosão de duas bombas da ETA, uma na Cantábria e outra em Navarra. A essas horas já milhares de trabalhadores faziam greve, "ilegal" segundo os governos basco e espanhol. Centenas de piquetes faziam o controlo da acção de luta e mobilizavam para as várias manifestações que se realizaram ao longo do dia.



Ao final do dia, o juiz Marlaska anunciou a convocação de Arnaldo Otegi, Juan María Olano, Juan José Petrikorena e Pernando Barrena, dirigentes do Batasuna, de Arantza Zulueta, advogada, e de Rafael Diéz, secretário-geral do sindicato independentista LAB. O objectivo é declararem sobre os actos do dia de hoje. O juiz espanhol pretende acusa-los dos distúrbios e de todos os danos materiais. Importa destacar a possibilidade de alteração da situação de Arnaldo Otegi, solto sob fiança, que pode regressar à prisão.

Fotos:
1
2
3
4
5