quarta-feira, 22 de março de 2006

ETA ANUNCIA CESSAR-FOGO PERMANENTE



< Comunicado em mp3 >
< Comunicado em video >

Euskadi Ta Askatasuna [ETA] decidiu anunciar o cessar-fogo permanente a partir do dia 24 de Março de 2006.

O objectivo desta decisão é impulsionar um processo democrático no País Basco para construir um novo marco no qual sejam reconhecidos os direitos que como Povo nos correspondem e assegurando olhando o futuro a possibilidade de desenvolvimento de todas as opções políticas.

No final desse processo os cidadãos bascos devem ter a palavra e a decisão sobre o seu futuro.

Os Estados espanhol e francês devem reconhecer os resultados de dito processo democrático, sem nenhum tipo de limitações. A decisão que nós, cidadãos bascos, adoptemos sobre o nosso futuro deverá ser respeitada.

Fazemos um apelo a todos os agentes para que actuem com responsabilidade e sejam consequentes perante este passo dado pela ETA.

A ETA faz um apelo às autoridades de Espanha e França para que respondam de maneira positiva a esta nova situação, deixando de lado a repressão.

Finalmente, fazemos um apelo a todos os cidadãos e cidadãs bascas para que se envolvam neste processo e lutem pelos direitos que como Povo nos correspondem.

A ETA mostra o seu desejo e vontade de que o processo aberto chegue até ao final, e assim conseguir uma verdadeira situação democrática no País Basco, superando o conflito de longos anos e construindo uma paz baseada na justiça.

Nós reafirmamos o compromisso de continuar a dar passos no futuro de acordo com essa vontade.

A superação do conflito, aqui e agora, é possivel. Esse é o desejo e a vontade da ETA.


País Basco, Março de 2006

Euskadi Ta Askatasuna

E.T.A.