segunda-feira, 13 de março de 2006

Três anos de ocupação, três anos de resistência



Completam-se a 20 de Março três anos sobre a invasão do Iraque. Completam-se também três anos de resistência do povo iraquiano à ocupação - um direito que a Carta das Nações Unidas e a Constituição Portuguesa consagram.
A onda de protesto que se levantou nas vésperas do ataque militar não foi suficiente para impedir a agressão, mas revelou o repúdio de milhões de pessoas de todo o mundo pela ilegalidade e pela barbárie que se adivinhava. Dezenas de milhares de portugueses opuseram-se também na mesma altura ao envolvimento de Portugal na agressão, rejeitando o alinhamento com os EUA.
O Iraque continua ocupado, persiste a destruição e o saque dos seus recursos, as violações cometidas pelos agressores seguem impunes, o direito internacional continua por aplicar. As eleições realizadas em clima de guerra e organizadas pelos ocupantes não passaram de uma fraude.
A política de guerra dos EUA prossegue. Depois da Palestina, do Afeganistão e do Iraque - o Líbano, a Síria e o Irão estão debaixo de mira. Em nome dos interesses imperialistas, as liberdades estão a ser amputadas mesmo nos países que se consideram baluartes da democracia e do direito.
Quem está contra a guerra não pode assistir inerte à continuação da ilegalidade e da barbárie. Há que reunir as forças que se juntaram para tentar impedir a invasão - agora com o conhecimento da dimensão das violências cometidas contra o povo iraquiano.

No próximo dia 18 de Março juntemos forças
  • para exigir a retirada de todos os ocupantes do Iraque, como primeiro passo para a normalização da vida do país
  • para reconhecer ao povo iraquiano o direito a resistir e a escolher livremente o seu futuro
  • para exprimir solidariedade com os povos do Médio Oriente, designadamente o palestiniano e iraquiano
  • para exigir do governo português que condene o militarismo, a guerra e a ocupação do Iraque
  • para exigir o fim de qualquer envolvimento directo ou indirecto de Portugal na ocupação e o fim da utilização da Base das Lajes pelos EUA
CONCENTRAÇÃO
LARGO CAMÕES, LISBOA
18 MARÇO 2006| 15 HORAS


Organizações promotoras:

Associação 25 de Abril * ASEH: Associação de Solidariedade com Euskal Herria * Bloco de Esquerda * CGTP-IN * Colectivo Solidariedade Mumia Abu Jamal * Com. Paz do Seixal * CPPC - Conselho Português para a Paz e a Cooperação * Feder. Nac. Sindicatos da Função Pública * FESAHT * ID - Intervenção Democrática * JCP - Juventude Comunista Portuguesa * JOC - Juventude Operária Católica * LOC - Liga Operária Católica * MURPI * PCP - Partido Comunista Português * PCTP/MRPP * Política Operária * \"Os Penicheiros\" * SAI - Solidariedade Anti-Imperialista * SPGL - Sind. Professores Grande Lisboa * STAL - Sind. Trabs. Administração Local * STML - Sind. Trabs. Município de Lisboa * Tribunal-Iraque * USL - União de Sindics. de Lisboa * Voz do Operário