sexta-feira, 28 de abril de 2006

15 meses de prisão para Otegi



A Audiência Nacional espanhola acaba de condenar Arnaldo Otegi, porta-voz do Batasuna, a 15 meses de prisão "por enaltecimento do terrorismo" e a mais 7 anos de inibição de se poder candidatar a cargos políticos. Esta sentença vem na sequência de uma homenagem ao histórico dirigente da ETA "Argala" no 25º aniversário da sua morte. A defesa de Otegi recorrerá agora para o Supremo Tribunal.

A concretizar-se a prisão do dirigente da esquerda independentista, abre-se um obstáculo muito forte ao aprofundamento do processo de paz. A ETA decretou um cessar-fogo permanente e representa, até este momento, a única organização no plano militar que deu passos em prol da paz. De resto, a repressão prossegue com toda a normalidade. As manifestações do Aberri Eguna [dia da pátria basca] convocadas pelo Batasuna foram proíbidas. Há poucas semanas um jovem foi preso e torturado. De seguida, uma outra jovem foi detida. Jokin Gorostidi faleceu no contexto do mega-processo 18/98. Agora pretende-se encarcerar Otegi.

Há que destacar a inocência de Otegi. A homenagem a "Argala" não era apenas justa, era um dever de todo o revolucionário. Este militante histórico participou na acção militar que eliminou o terrorista Almirante Carrero Blanco e que abalou as estruturas do franquismo. Participou na consolidação da organização armada ETA e no alargamento do Movimento de Libertação Nacional Basca.


Lê mais sobre a vida de Jose Miguel Beñaran Ordeñana "Argala"