quinta-feira, 13 de abril de 2006

Orain herria, orain bakea! Agora o povo, agora a paz!



No próximo dia 14 de Abril, dezenas de milhares de jovens bascos "ocuparão" a pequena povoação de Sakana*Etxarri, na provincia basca de Navarra. Ali, encrustada no meio das montanhas, realiza-se o festival bianual do movimento juvenil da esquerda independentista. Todas as ruas e edificios municipais servirão de espaço à acção festiva. Durante 4 dias, uma pequena festa do avante!, com as devidas diferenças, animará as encostas de um país que luta pela liberdade.

A oportunidade de se assistir a debates sobre a história do movimento sindical, do movimento juvenil, sobre a luta da esquerda independentista, sobre temas ligados ao trabalho, ao ensino, à saúde, ao ambiente, à sexualidade, à cultura, ao desporto e à cultura é fascinante. O torno central de toda a festa encontra-se no convivio, na partilha de experiências e na luta pela independência e pelo socialismo. A música, que percorrerá toda a povoação com pequenos e grandes concertos abarcando todo os estilos, fará da célebre máxima de "festa sim, luta também" uma realidade.

No dia 16, páscoa, celebra-se o Aberri Eguna [Dia da Pátria]. As ruas de centenas de localidades bascas encher-se-ão de manifestações. A trégua permanente da E.T.A., que procura encontrar na autodeterminação a solução para o conflito, mobilizará milhares de pessoas que não quererão deixar de mostrar que a organização armada não é o problema mas sim a falta de democracia. A luta trava-se agora nas ruas.

Gora Euskal Herria askatuta eta sozialista!
Viva o País Basco livre e socialista!