segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Repressão generalizada contra a esquerda independentista

A polícia espanhola detém 14 representantes independentistas por ordem de Garzón


Catorze membros da esquerda abertzale, integrantes do EHAK [Partido Comunista das Terras Bascas], da ANV [Acção Nacionalista Basca] e do Batasuna, foram detidos esta madrugada na Bizkaia, em Gipuzkoa e Nafarroa pela polícia espanhola, sob acusação de “integração”, “colaboração” e “associação ilícita”, e estão a ser transferidos para Madrid em regime de incomunicação. Baltasar Garzón começa, deste modo, a preencher com novas detenções o seu recém-estreado macro-sumário 11/08, depois de na semana passada nele ter acumulado as causas abertas contra membros da ANV, do EHAK e do Batasuna.


Entre os detidos encontram-se os elementos da esquerda independentista Karmelo Landa, Mikel Etxaburu e Karmele Aierbe, que ontem anunciaram em Bilbau uma jornada de greve geral, convocada para esta próxima quinta-feira contra a “repressão judicial, política e policial”. Landa foi detido no seu domicílio de Bilbau e Aierbe, em Ataun. Sabe-se que Etxaburu foi preso na Bizkaia.

Foram também detidos os membros do EHAK Jesús María Agirre e Sonia Jacinto (esta última em Errenteria-Orereta), a quem o magistrado tinha imputado no passado dia 6 (incluindo o presidente desta formação, Juan Carlos Ramos) um delito de “colaboração com Batasuna-ETA) e outro de “associação ilícita”.

O delegado do Governo espanhol em Nafarroa, Vicente Ripa, assegurou que José Manuel Jurado, ex-vereador de EH em Atarrabia, foi detido no seu domicílio de Arraitz-Orkin, no vale de Ultzama, de onde a polícia espanhola levou um computador e diversa documentação.

Por seu lado, segundo pôde apurar o GARA, Peio Gálvez, do EHAK, foi preso em sua casa, em Urretxu, depois de os corpos policiais terem retido o seu irmão perto do domicílio da sua mãe, em Zumarraga, para que lhes indicasse onde vivia o agora detido.

Mais ainda, a polícia espanhola prendeu em Córdova o membro da esquerda abertzale Nuria Alzugarai, depois de ter visitado um preso político, de acordo com informações da Askatasuna.

O político independentista Aitor Aranzabal foi preso em Bergara; Eusebio Lasa, em Errenteria-Orereta; Mikel Garaiondo, em Leitza; o membro do EHAK Joseba Zinkunegi, em Elgoibar; e os ex-vereadores do Batasuna Josetxo Ibazeta e Iñigo Balda, em Donostia.

O canal basco de televisão EITB informou que os detidos estão a ser transferidos para Madrid de modo a serem interrogados pela polícia espanhola, prevendo-se que compareçam na Audiência Nacional na próxima quarta-feira. Até lá, permanecerão sob regime de incomunicação.

Fonte: GARA