domingo, 9 de março de 2008

Polícia carrega sobre manifestação do Dia da Mulher

A polícia espanhola arremete contra milhares de cidadãos que assistiam a um evento relacionado com o Dia Internacional da Mulher


Milhares de pessoas, incluindo famílias inteiras, com os seus filhos, juntaram-se esta tarde na Gaztelu Plaza de Iruñea para participar nos actos festivos previstos para a jornada do Dia Internacional da Mulher.
Quando tudo decorria com total normalidade, várias corporações da polícia espanhola irromperam pela praça e carregaram contra os assistentes à bastonada, fazendo com que as pessoas fugissem do local a correr. As cargas policiais repetiram-se várias vezes.
O Tribunal Superior de Justiça de Nafarroa tinha ratificado na quinta-feira a proibição de três actos convocados para o dia de hoje em Iruñea e Altsasu.

LAB denuncia a carga policial

O sindicato LAB considera que a carga policial de Iruñea “constitui uma demonstração de hipocrisia institucional”.
“Aqueles que, por um lado, fazem pomposas declarações, dizendo ficar indignados pelos ataques e agressões que as mulheres sofrem diariamente, não tiveram problema algum em utilizar contra elas a violência de forma desnecessária e injustificável numa data tão assinalável como a de hoje”, diz-se em comunicado.
Nesse sentido, afirmam que a carga policial, que se abateu sobre “mulheres e homens que reclamavam respeito, igualdade de direitos, medidas contra a violência de género, evidencia que muitos posicionamentos institucionais e políticos dos sectores que ostentam o poder em Nafarroa não significam mais do que actos de marketing e propaganda”.
Por tal, denunciaram a actuação da polícia espanhola e exigiram explicações aos responsáveis, “a começar pelo senhor Vicente Ripa".