domingo, 23 de março de 2008

Solidariedade Internacionalista no Gazte Topagunea 2008

Desde sexta-feira, Lezo converteu-se no reflexo do desejo de conquista do país independente e socialista que é defendido pelos promotores do Gazte Topagunea para Euskal Herria. Milhares de pessoas passaram e passarão (até amanhã) por esta oitava edição, mostrando que concordam não só com a independência como libertação territorial, mas com uma independência que começa com a mudança individual e prossegue com a mudança social, numa revolução cujo fim reinvindicam que seja o socialismo.

Desde 1994, bianualmente, ergue-se o Gazte Topagunea, que tem também como objectivo o cruzamento de experiências entre os jovens bascos e dirigentes de organismos juvenis estrangeiros. Nesta edição, são cerca de 30 os representantes de delegações estrangeiras, que nos encontros internacionalistas terão a palavra para explicar a realidade das diferentes lutas que se desenvolvem nos seus países. Assim, convidados pela Kamaradak, estão presentes em Lezo jovens da África do Sul, Venezuela, Palestina, Curdistão, Irlanda, Suíça, Flandres, Andaluzia, Itália, Alemanha, Bretanha, Córsega, República Checa, Grécia, Eslovénia, Holanda e Portugal.



A Delegação da ASEH está presente no festival, e hoje também integrou a manifestação do Aberri Eguna, mostrando uma vez mais que estamos empenhados em trabalhar, lado a lado com os jovens bascos, por um País Basco livre e independente!