sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Eguzki convoca manifestação a favor do encerramento da central de Garoña

“A Eguzki, face à situação gerada pelo incumprimento do Governo do PSOE, que se tinha comprometido a encerrar a central nuclear de Garoña, convoca os cidadãos a participarem na manifestação que, com o lema «PSOE cumpre, Garoña fecha já – Herri borondatea onartu» [respeitem a vontade do povo], terá lugar no sábado, 1 de Novembro, às 7h da tarde, na Praça da Virgen Blanca, em Gasteiz”.

E passa a informar sobre os motivos que levam esta plataforma ecologista basca a realizar a convocatória. Entre eles, regista-se o facto de esta ser a central nuclear mais antiga do Estado espanhol e a única das de primeira geração ainda em funcionamento, depois do encerramento de Vandellós I e de Zorita. Também são referidos diversos acidentes, sempre qualificados como “anomalias”, problemas sérios de corrosão do material, emissões de gases radioactivos a um nível muito superior ao permitido, contaminação radioactiva de águas e a anormal incidência de doenças cancerígenas na zona sujeita à influência da central, tal como afirmado num relatório da Unidade de Cancro do Centro Nacional de Epidemiologia do Instituto de Saúde Carlos III.

“Garoña é suja, perigosa e contaminante, os seus resíduos mantêm altas doses de radioactividade que terão efeitos devastadores para a saúde durante milhares de anos, e ainda se tem que pagar a sua gestão com dinheiros públicos – um negócio ruinoso para todos menos para os proprietários da central nuclear. Por isso, agora, mais que nunca, é importante fazer ouvir a nossa voz, e só uma mobilização popular massiva e firme pode conseguir o fechamento da central nuclear”.

Fonte [e versão integral da convocatória]: lahaine e eguzki