sábado, 18 de outubro de 2008

Elkartasuna-Etorkizuna vai reforçar em Zuberoa os laços de união entre os ‘euskaldunes’


Elkartasuna-Etorkizuna, uma festa que se tem vindo a celebrar nos últimos seis anos e que pretende estreitar as relações entre bascos residentes nos sete herrialdes, este ano terá lugar em Zuberoa, o único herrialde que ainda não tinha acolhido este evento. A celebração irá decorrer a 25 de Outubro nas localidades de Maule e Urdiñabe, onde se encontrarão associações e colectivos culturais de toda Euskal Herria, prevendo-se uma afluência aproximada de 400 pessoas.

Ontem teve lugar em Iruñea [Pamplona] a conferência de imprensa de apresentação, na qual participaram os responsáveis dos diferentes colectivos organizadores do evento. Como sublinhou o porta-voz Gortxo Zubiria, organizar esta festa em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte] e, mais concretamente, em Zuberoa “traz uma dificuldade extra”, já que “se trata de um herrialde com uma população de idade avançada, que tem um modo de vida rural e, por isso, custa muito levar as coisas para a frente”.

Recepção e almoço
Lembrou ainda que os diferentes colectivos organizadores tiveram que fazer face a todos os gastos, dado que não receberam qualquer ajuda de instituições francesas. “Só contamos com a contribuição da Udalbide, no valor de 2000 euros, e o resto é por conta dos organizadores, neste caso do esforço humano da Ikastola de Maule e dos colectivos euskaltzales da zona”, destacou.

As actividades festivas iniciar-se-ão com um aperitivo, às 11h00, em Maule; e depois o autarca da localidade, Mixel Etxebeste, reunir-se-á com os organizadores. Por volta do meio-dia, a festa passará para Urdiñabe, onde haverá almoçarada.

Asier VELEZ DE MENDIZABAL
Fonte: Gara