terça-feira, 13 de junho de 2017

Alastra a solidariedade com «Txikito», há 16 dias em greve de fome

Submetido «a duras e restritivas condições de vida» na cadeia de Puerto III, o preso político basco de Lezama (Bizkaia) entrou em greve de fome «para reivindicar a independência de Euskal Herria e o socialismo». Sucedem-se as mobilizações e mostras de apoio.

No sábado de manhã, 10, ao apelar à participação na manifestação agendada para dia 24 em Bilbo, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão considerou a atitude de Iñaki Bilbao, Txikito, «um exemplo de dignidade». Nesse mesmo dia, ao final da tarde, cerca de 300 pessoas manifestaram-se pela Alde Zaharra bilbaína em solidariedade com o preso biscainho, defendendo a amnistia, a independência e o socialismo.

No dia seguinte, 11, uma dezena de pessoas participaram numa concentração solidária com «Txikito, em greve de fome», exibindo pancartas a favor da amnistia e uma faixa em que se lia «Independência e Socialismo». Para amanhã, às 19h30, está marcada uma outra concentração, no Boulevard donostiarra, para lembrar a greve de fome do biscainho e que «é a luta que nos liberta» [borrokak askatuko gaitu].

Ontem, 12, membros da Herri Norte Taldea, conhecida torcida do Athletic Club, iniciaram uma greve de fome por turnos em solidariedade com Txikito. / Ver: amnistiAskatasuna 1, 2 e 3