domingo, 25 de junho de 2017

Milhares manifestaram-se em Bilbo em defesa da amnistia

Uma multidão participou este sábado, em Bilbo, na manifestação convocada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão, reivindicando a amnistia para os presos bascos. No final, salientaram que Txikito - preso há 28 dias em greve de fome - «está há dez anos no inferno de Puerto III e nesses dez anos não o conseguiram humilhar». «Também não nos vão conseguir vergar! Não nos vamos submeter a quem espolia o nosso povo e explora a sua classe trabalhadora!», afirmaram.
Ao longo da mobilização, que começou no Sagrado Coração, ouviram-se palavras de ordem pela libertação dos presos e pela amnistia, e a reivindicar «Independência e Socialismo» para Euskal Herria.
No final, realizou-se um acto, junto ao Arriaga, no qual as primeiras palavras foram dirigidas ao prisioneiro político Iñaki Bilbao, Txikito, que cumpre uma greve de fome há 28 dias na cadeia de Puerto de Santa María (Cádis).
«Juntamo-nos aqui para lhe agradecer a sua dignidade, o seu compromisso e por ser um exemplo de luta. Sem descanso até à independência e ao socialismo! Gora Txikito!», afirmaram.
Sobre a amnistia, a organização e a luta, mais info em: Resumen Latinoamericano e amnistiAskatasuna

Comunicado e fotos / agiria eta argazkiak (amnistiAskatasuna)
[documento com umas partes em euskara, outras castelhano e outras em francês]