sábado, 25 de novembro de 2017

A propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Ver NOTA e FOLHETO do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) sobre a violência contra as mulheres
O MDM entende que toda e qualquer violência física, sexual ou psicológica contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos, uma afronta à dignidade das mulheres e uma forma de discriminação sobre as mulheres. É um obstáculo à plena participação das mulheres na vida económica, social, política e cultural, com efeitos negativos no desenvolvimento e no progresso do país. A violência contra as mulheres é um crime que não pode ser tolerado ou justificado pela cultura, tradição, religião ou relação de poder dentro da família, comunidade ou Estado. A violência entre pessoas não pode ser tolerada nem banalizada.

Ver tb: «ELA [Sindikatua] denuncia la violencia machista» (ELA Sindikatua)
Txakartegi ha destacado que la violencia machista tiene miles de caras y que golpea a las mujeres por el hecho de ser mujeres, en un contexto en el que la relación de poder beneficia a los hombres. «Es una cuestión de poder», ha subrayado Txakartegi.

Para esta responsable de ELA, la violencia sexista es un grave problema social. «Es más que evidente que la precariedad y la pobreza a la que se somete a las mujeres aumenta la dependencia económica y social y, junto con ello, las posibilidades de ser objetivo de la violencia machista».