domingo, 26 de novembro de 2017

Siemens-Gamesa anuncia despedimento de 155 trabalhadores no País Basco Sul

A administração da Siemens-Gamesa anunciou esta quinta-feira, 23, a intenção de despedir 155 trabalhadores em Hego Euskal Herria: 48 no centro de Zamudio (Bizkaia) e 107 em várias instalações localizadas em Nafarroa. Para o sindicato LAB, a atitude dos governos navarro e de Gasteiz «facilitou a situação».

Já há algum tempo que a multinacional espanhola do sector das energias renováveis andava a referir a necessidade de proceder a uma reestruturação para «manter a competitividade», ou seja, despedir trabalhadores. No início do mês, falava-se na possibilidade de despedir 6000 funcionários em 24 países.

Para já, anunciou o despedimento de 272 trabalhadores no Estado espanhol, 155 dos quais na Bizkaia (48 no centro de Zamudio) e em Nafarroa (92 em Sarriguren, 11 em Orkoien e quatro em Agustinos.

Numa nota, o sindicato LAB sublinha que a Siemens-Gamesa «não é uma empresa em crise», tendo registado «recordes de facturação e lucros no ano passado, 301 milhões de euros».

O sindicato considera que os governos navarro e de Gasteiz fizeram de «porta-vozes da empresa», nomeadamente ao afirmarem que o «impacto» da reestruturação seria «mínimo».

Desta forma, os responsáveis políticos «deram asas aos despedimentos» anunciados e, agora, vêm a público, «mostram-se chocados» e «rasgam as vestes», critica o sindicato, exigindo a ambos os governos que denunciem publicamente os despedimentos. / Ver: LAB