domingo, 10 de fevereiro de 2019

Julen Ibarrola foi libertado, depois de um ano na cadeia por uma pintada

O jovem de Amurrio (Araba) foi libertado esta manhã, tendo saído da cadeia de Basauri depois de cumprir na íntegra o ano de pena a que foi condenado por «enaltecimento do terrorismo», alegadamente, por ter desenhado uma inscrição numa parede com um marcador. Dezenas de pessoas receberam-no de forma calorosa à entrada de Amurrio.

Julen Ibarrola foi condenado pela Audiência Nacional espanhola a um ano de prisão por, alegadamente, ter realizado uma pintada com um marcador, que o tribunal de excepção entendeu ser «enaltecimento do terrorismo». Apesar de as penas inferiores a dois anos não serem, por norma, de cumprimento efectivo no Estado espanhol, Julen teve de a cumprir porque, segundo o tribunal, era «reincindente», revela o portal halabedi.eus.

O caso de Ibarrola provocou grande revolta no País Basco – e também noutros pontos Estado espanhol –, tendo-se sucedido as manifestações de solidariedade e apoio para com o jovem de Amurrio.

Hoje, Julen Ibarrola foi recebido por amigos e familiares à entrada da cadeia de Basauri, por volta das 8h00 da manhã. À entrada de Amurrio, dezenas de pessoas juntaram-se num viaduto e receberam-no de forma calorosa, exibindo faixas e bandeirolas, fazendo estourar foguetes e queimar bengalas. Para o início da tarde estava agendado um ongi etorri na localidade alavesa, refere o aiaraldea.eus.