quarta-feira, 10 de abril de 2019

A Korrika entra na Bizkaia

A 21.ª edição da grande corrida a favor do euskara e a maior iniciativa mundial a favor de uma língua – Korrika – continua a todo o vapor, sem parar, com milhares de pessoas nas estradas do País Basco a expressarem o seu compromisso em defesa da língua basca.

A «corrida» começou a 4 de Abril, em Gares (Nafarroa), e esta manhã entrou em território biscainho ao atravessar a «muga» entre o município alavês de Laudio e o de Arrigorriaga, já na Bizkaia. Este ano, a Korrika termina em Gasteiz, a 14 de Abril.

Ao longo de 11 dias e 10 noites, sem parar, centenas de milhares de pessoas irão ligar Gares a Gasteiz, participando numa parte de um percurso que tem mais de 2000 quilómetros e passando de mão em mão um testemunho que simboliza a própria língua. / PERCURSO da Korrika 20  

O que é a Korrika?
A Korrika é uma corrida a favor do euskara que percorre todo o País Basco, organizada pela Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização AEK. A corrida tem por objectivo promover a consciencialização relativamente ao euskara e juntar fundos para que seja possível levar a cabo o trabalho diário nos centros de aprendizagem de euskara da coordenadora.

Desde a primeira edição, que se realizou em 1980 entre Oñati (Gipuzkoa) e Bilbo, a Korrika tornou-se um dos eventos mais importantes em prol do euskara, pelo número de pessoas que consegue reunir. Já se realizaram 20 edições nos últimos 39 anos.

Durante a corrida, os participantes levam um testemunho que passam de mão em mão a cada quilómetro. Dentro do testemunho vai uma mensagem, que será lida no final da corrida, e que, como tal, só se torna pública no último momento. / Ver: korrika.eus