domingo, 29 de setembro de 2019

Centenas denunciam em Iruñea a perseguição à actividade sindical

A defesa da luta dos trabalhadores e a denúncia da perseguição à actividade sindical, centrada sobretudo no caso de Imanol Salinas, marcaram a manifestação deste sábado nas ruas da capital navarra, em que participaram cerca de mil pessoas.

Em Maio deste ano, um juiz decretou uma pena de 21 meses de cadeia ao sindicalista do LAB Imanol Salinas, por ter utilizado um megafone numa acção de protesto contra a precariedade em La Sangiovesa, em 2018. O LAB interpôs um recurso contra a sentença e aguarda por uma decisão, desde 13 Setembro.

Ao justificar a pena de prisão, o juiz Emilio Labella Osés considerou que colocar uma faixa à porta do restaurante La Sangiovesa, em Iruñea (Pamplona), entrar lá dentro, colar autocolantes, mostrar cartazes, gritar palavras de ordem por megafone são acções que não mereciam ser punidas se tivessem sido feitas isoladamente. Mas, ao serem realizadas em simultâneo, já são «coacção» e devem ser punidas, porque excedem o «âmbito da liberdade sindical». Normal, normal é os trabalhadores serem explorados em condições de precariedade extrema.

O LAB, que tem denunciado o caso, nomeadamente através da campanha «Borroka sindikala aurrera« (Avante com a luta sindical), pretende também reafirmar a luta contra a exploração laboral e a precariedade. / Ver: ahotsa.info e lahaine.org