sábado, 21 de setembro de 2019

Trabalhadores das Artes Gráficas em Gipuzkoa voltam à greve

Depois dos 4 dias de greve que realizaram em Junho e Julho, os trabalhadores do sector de Artes Gráficas em Gipuzkoa decidiram fazer novamente greve nos dias 25 e 26 de Setembro e 2 e 3 de Outubro, em defesa de um «acordo digno».

Numa nota, os sindicatos LAB, ELA e UGT afirmam que estes não deverão ser os «últimos dias de greve no sector», tendo em conta que os trabalhadores pretendem alcançar um acordo satisfatório e o patronato (ADEGI) mantém a mesma «atitude irresponsável e falta de vontade para negociar».

Nos oito meses já decorridos desde o início da negociação do acordo sectorial, os sindicatos têm estado sempre dispostos a dialogar e continuam sem entender como, num sector que «vive uma situação boa», a ADEGI rejeita a proposta de aumento salarial, além de todas as outras melhorias nas condições de trabalho que o novo acordo deve contemplar.

Os sindicatos afirmam que tem sido o patronato a rejeitar as propostas dos trabalhadores, a sair da mesa de negociação e a levar o sector para uma situação de «conflito», pelo que instam a ADEGI a apostar numa outra atitude. De outro modo, os trabalhadores continuarão a lutar até verem satisfeitas as suas reivindicações. / Ver: lab.eus e aseh