quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Dia contra a tortura em EH: a 39 anos da morte por torturas de Joxe Arregi

Hoje, 13 de Fevereiro, passam 39 anos sobre a morte por torturas de Joxe Arregi Izagirrre e assinala-se o Dia Internacional contra a Tortura em Euskal Herria. Neste contexto, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão agendou para hoje «concentrações contra a tortura» para Bilbo e Donostia, para denunciar esta prática e exigir o fim da impunidade que a rodeia [comunicado aqui].

13 de Fevereiro é, no País Basco, o Dia Internacional contra a Tortura. A data passou a ser assinalada após a morte por torturas de Joxe Arregi (Zizurkil, Gipuzkoa), em 1981.

O militante da ETA foi capturado a 4 de Fevereiro daquele ano e, incomunicável, foi sujeito a torturas brutais durante nove dias, vindo a falecer no Hospital Prisional de Carabanchel, em Madrid, a 13 de Fevereiro.

«Oso latza izan da» [foi muito duro], disse a companheiros revolucionários que se encontravam no hospital, pouco antes de morrer.

Ao seu assassinato seguiu-se, em Euskal Herria, uma greve geral com ampla adesão, bem como manifestações, fortemente reprimidas pela Polícia espanhola. Estima-se que umas 10 mil pessoas tenham participado no funeral de Arregi, em Zizurkil.

Milhares de bascos foram torturados – durante o franquismo, a chamada «transição» e a agora dita «democracia». / Ver: aseh