terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ANV acusa PSOE de entrar num “delírio repressivo” contra o independentismo basco


Bereziartua expressou-se assim depois de o juiz da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz chamar a depor no dia 24 a presidente do município de Hernani, Marian Beitialarrangoitia, por suposto delito de “enaltecimento ao terrorismo”.
O presidente da EAE-ANV, que compareceu com quinze representantes da formação partidária, entre os quais Marian Beitialarrangoitia, denunciou que “uma atitude de carinho e afecto dirigida a um sector concreto do povo basco” possa supor uma prova de delito. Nesse sentido, perguntou se “é esta a prova para ilegalizar um partido com 77 anos de história?”

A seu ver, o “défice democrático que se vive em Euskal Herria é muito grave”, realçando ainda que todos os dias se produzem situações que confirmam o estado de excepção.
Acusou também o PSOE de entrar num “delírio repressivo contra o independentismo basco”, já que com o seu Governo “houve mais de 300 detenções” e se procedeu ao encarceramento de uma direcção política.
Depois de denunciar que “a luta contra a esquerda independentista tem cegado polícias, juízes, o PSE, o PP e o próprio Governo, não lhes importando fazer um papel ridículo perante a Europa”, Bereziartua dirigiu-se à vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, para lhe dizer que “o seu partido está cada dia mais longe da democracia”.
“O único delito de Marian Beitialarrangoitia e dos nossos ‘alcaides’ e cargos eleitos é serem representantes políticos dos nossos municípios e trabalharem nas instituições a favor da independência e do socialismo, impulsionarem políticas do euskara e consultas populares sobre o TGV, ou porem em marcha uma política de saneamento alternativa”, insistiu.
O presidente da formação ekintzale também lamentou que, quando “a violação de direitos está a chegar a um ponto quase impensável”, os outros partidos políticos continuem “mudos e não tenham feito um só comentário sobre a ameaça de dois anos de prisão pelo simples facto de se fazer uma saudação aos presos políticos bascos”.
Nesse sentido, Bereziartua considerou que aos demais partidos só lhes interessa “quando é que vai desaparecer a esquerda independentista”, e fez referência às palavras do novo presidente do BBB do PNV, Andoni Ortuzar, que avisou que a EAE-ANV “não se vai dissolver como açúcar porque a esquerda independentista está muito arreigada neste povo, e o compromisso é tal que lutará até atingir a independência”.
A seu ver, chegou a hora de que “Euskal Herria responda na mesma medida dos ataques que sofre” e assegurou que “a 9 de Março a opção independentista estará presente através da ANV”.

em GARA.net