sábado, 5 de janeiro de 2008

Milhares na rua pelos presos políticos

Milhares de cidadãos manifestam-se a favor da amnistia e dos direitos dos presos, em Donostia

Depois de a Audiência Nacional ter proibido a acção prevista para o Velódromo e a iniciativa Jare!, impulsionadora da convocatória, ter suspendido a sua celebração, milhares de cidadãos juntaram-se em Sagues, onde apoiaram o chamamento posterior que vários colectivos pró-amnistia realizaram a favor dos direitos dos presos políticos. Uma ampla manifestação chegou até ao Kursaal e, na sua sequência, uma pessoa foi presa.

DONOSTIA – Milhares de pessoas secundaram o chamamento realizado por dezenas de colectivos pró-amnistia para acorrerem a Donostia, na sequência da proibição por parte da Audiência Nacional espanhola da celebração do acto convocado pela iniciativa Jare! para o Velódromo de Anoeta.

Pelas 18h45 uma grande manifestação partiu desde Sagues encabeçada por um cartaz enorme, no qual se podia ler a reivindicação "Euskal presoak, Euskal Herrira!" [Os presos bascos para o País Basco!]. Este cartaz foi levado por familiares e amigos de presos políticos bascos, e, tal como era objectivo da acção do Velódromo, as ruas de Donostia converteram-se num grito a favor de "uma amnistia geral, verdadeira e plena".

Durante a marcha entoaram-se vários lemas, como "PNV espanhol", "Herriak ez du barkatuko" [O povo não perdoará] ou "Presoak kalera" [Os presos para a rua].

A mobilização terminou junto ao Kursaal, onde se celebrou um acto em que vários cidadãos realizaram um chamamento aos colectivos pró-amnistia para "trabalharem localidade a localidade e bairro a bairro" a favor da "amnistia e dos direitos de Euskal Herria".

Além disso, criticaram que o Governo espanhol, com a "ajuda" do PNV e do Executivo francês, tenha decidido que "que a repressão exercida até hoje não é suficiente" e que "Euskal Herria irá ter outros 40 anos de guerra".

Finalmente, fizeram um apelo à luta ante um "novo ciclo repressivo" e asseguraram que estão dispostos a realizar acções similares sempre que "for necessário".

Depois da conclusão da marcha, uma pessoa foi presa pela Ertzaintza, acusada de "insultar" os agentes.

Proibição desde Madrid

Esta manifestação realizou-se depois de a Audiência Nacional espanhola ter proibido a celebração do acto promovido pela iniciativa Jare! e que estava previsto para as 17h30 de hoje no Velódromo. O tribunal especial considerou que era apoiado pelo Batasuna e pela Askatasuna. Deste modo, instruiu a Ertzaintza no sentido de impedir a sua celebração e de adoptar "as medidas necessárias".

E assim o fizeram. Dezenas de agentes da Polícia autonómica colocaram-se nas imediações do Velódromo e impediram a passagem aos assistentes, rodeando o recinto. Apesar de se terem vivido alguns momentos de tensão entre os assistentes e os agentes, não se registou nenhum distúrbio.

Perante essa situação, os promotores do acto decidiram suspendê-lo, mas fazendo um chamamento à cidadania basca para que continue a trabalhar em prol dos direitos dos presos políticos e da amnistia.

em Gara