segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Contra a mordaça das multas, o Mugitu anuncia resistência

Por iniciativa do Mugitu Mugimendua, em Novembro de 2013 duas pessoas acorrentaram-se aos mastros das bandeiras espanhola e da UE na varanda da Deputação Foral em Iruñea, em solidariedade com os tartalaris e em protesto contra o TGV. Os activistas foram detidos e 33 pessoas que assistiam à acção foram multadas em 450 euros. 19 delas vão continuar a resistir, recorrendo para o Contencioso Administrativo.

Os activistas acabariam por ser absolvidos no julgamento realizado em Abril deste ano, mas nem isso travou o «come-come» das multas. O Mugitu sublinha que a Polícia Nacional espanhola não efectuou qualquer identificação no local, mas que fez averiguações com base em gravações. Para o movimento de oposição ao TGV, é difícil entender o critério que presidiu à escolha dos 33 multados, quando no local se encontravam cerca de 200 pessoas; dá a impressão de que «a escolha» ficou marcada pela «arbitrariedade» e que o objectivo foi «castigar política e economicamente» uns quantos bodes expiatórios.

Os 33 «sorteados» recorreram durante vários meses para o tribunal administrativo para evitar o pagamento dos 450 euros. Contudo, esgotada essa via, 19 pessoas decidiram continuar a resistir e recorrer para o Tribunal do Contencioso Administrativo, querendo assim sublinhar que esta elevada multa é arbitrária e injusta, e denunciar a política de perseguição a quem se opõe ao TGV e ao resto do movimento popular. / Mais informação: mugitu e lahaine.org