quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MP pede 31 anos de cadeia para 5 envolvidos nos incidentes do Riau-riau

Cinco pessoas acusadas de participar nos incidentes do Riau-riau de 2012, em Iruñea, serão julgadas a 29 de Outubro. O evento foi recuperado pelo autarca Enrique Maya (UPN) num clima sociopolítico nada propício – até os sindicatos da Polícia Municipal chamaram a atenção para isso – e acabou por ser suspenso na sequência de confrontos entre os participantes. As penas de prisão pedidas para os cinco no total – 31 anos e meio – são «desproporcionadas», denunciou hoje em conferência de imprensa a plataforma Iruñea Askatasunez.

Para a Iruñea Askatasunez, «defender que o evento foi suspenso porque cinco pessoas assim o quiseram é uma tentativa grosseira de manipular a realidade». Pese embora estes factos, elementos da plataforma manifestaram o desejo de construir um futuro assente na convivência e sem crispação.

Estes princípios serão plasmados numa ronda de contactos com agentes políticos, sociais e sindicais, incluindo a actual Câmara Municipal de Iruñea, e numa recolha de assinaturas. Para dia 24, agendaram uma concentração na Praça do Município.

Criminalização do protesto em IruñeaCerca de 30 pessoas encontram-se envolvidas em processos judiciais que as podem levar à prisão – por terem mostrado pancartas ou ikurriñas ou terem participado em protestos frente à vereação municipal. / Ver: ahotsa.info e naiz