sexta-feira, 13 de outubro de 2017

«ANC e CUP pedem a Puigdemont que proclame a república catalã»

Na missiva enviada esta manhã a Carles Puigdemont, a Candidatura de Unidade Popular (CUP) considera que não existe esperança de «mediação internacional», depois de a comunidade internacional ter tolerado os enormes contingentes policiais e militares enviados para o território autonómico e as graves acusações judiciais contra independentistas, para além de se ter mantido impassível perante as cargas policiais e militares que tentaram impedir milhares de pessoas de votar no referendo de dia 1 de Outubro, provocando cerca de 900 feridos.

Para a CUP, responder ao requerimento de qualquer outro modo significaria «apoiar todas e cada uma das suas ameaças, o seu desprezo e a sua repressão», bem como «regressar à legalidade constitucional espanhola» com a qual a maioria dos catalães decidiu romper. (Abril)

Leitura: «Perigos» (odiario.info)
[De Jorge Cadima] As mesmas potências imperialistas que fragmentaram e destroem Estados, da Jugoslávia até à Líbia, manifestam preocupação face à actual crise catalã e apoiam a acção repressiva e violenta do governo de Madrid. Semearam ventos e agora colhem tempestades. É mais um elemento de uma muito perigosa situação internacional, todos os dias atiçada pela irresponsável clique no poder nos EUA.